Decadência ?
Hoje passei por aqui...Uma das unidades confinantes com Sarilhos Pequenos, a Quinta do Esteiro Furado, tem uma relação muito directa com o aglomerado, na estrutura de caminhos rurais e nas actividades económicas assentes na exploração das salinas. Esta casa agrícola, em decadência, tem uma notável implantação, ao fundo dum pequeno esteiro, organizada em pátio, onde se destaca a capela de S. Giraldo, fundada em 1600, e uma torre, tipo senhorial abastardada, que trazem a insígnia da Ordem de Santiago, traduzindo a tutela desta Ordem sobre o território.Na sua grandiosidade, ainda hoje podemos ver o que resta do palácio, das levadas de água, do moinho de maré e do porto privado onde os produtos eram embarcados para Lisboa. (In Jornal O Rio Moita)
Há cerca de dez anos atrás visitei esta quinta. Entrei sem qualquer problema , está em completo abandono.Tive a sensação de ter entrado noutro mundo , bem recuado na era, e de que os antigos habitantes tinham saido "ás pressas", isto porque as salas amplas ainda tinham os cortinados de veludo vermelhão,ainda existiam alguns móveis,estava tudo com um ar fantasmagórico.A pequena capela colorida tinha a maior parte dos azulejos partidos, e notava-se que tinha sido assaltada pela falta de outros tantos (foto).
Havia uma estufa onde não consegui entrar tal era o emaranhado de heras, trepadeiras e outras"velharias" que por ali estavam.
No meu passeio de hoje lembrei-me de olhar para estes lados e a destruição ,como é obvio, não parou, a palavra decadência já não serve para classificar, este estado actual já é uma grande ruína .
Quem é que consegue dar a mão a este património?
Para onde é que está destinada a ir a nossa história?
Porque não sai o euromilhões á camara da Moita?










1 Comments:
A história repete-se, se calhar em cada um dos restantes concelhos de todo este Portugal...
Seriam precisos vários jackpots, rs...e mesmo assim não sei se todo esse dinheiro resolveria o problema...
É que além da falta de dinheiro há também uma 'falta cultural'(bem, isto digo eu,rs) que menospreza o passado,arrasando-o para se instalar 'á la moderna'...
By
Crix, at 10/12/06 10:15 p.m.
Enviar um comentário
<< Home