Horta da Mila

08 dezembro 2006

Decadência ?


Hoje passei por aqui...

Uma das unidades confinantes com Sarilhos Pequenos, a Quinta do Esteiro Furado, tem uma relação muito directa com o aglomerado, na estrutura de caminhos rurais e nas actividades económicas assentes na exploração das salinas. Esta casa agrícola, em decadência, tem uma notável implantação, ao fundo dum pequeno esteiro, organizada em pátio, onde se destaca a capela de S. Giraldo, fundada em 1600, e uma torre, tipo senhorial abastardada, que trazem a insígnia da Ordem de Santiago, traduzindo a tutela desta Ordem sobre o território.Na sua grandiosidade, ainda hoje podemos ver o que resta do palácio, das levadas de água, do moinho de maré e do porto privado onde os produtos eram embarcados para Lisboa. (In Jornal O Rio Moita)

Há cerca de dez anos atrás visitei esta quinta. Entrei sem qualquer problema , está em completo abandono.Tive a sensação de ter entrado noutro mundo , bem recuado na era, e de que os antigos habitantes tinham saido "ás pressas", isto porque as salas amplas ainda tinham os cortinados de veludo vermelhão,ainda existiam alguns móveis,estava tudo com um ar fantasmagórico.
A pequena capela colorida tinha a maior parte dos azulejos partidos, e notava-se que tinha sido assaltada pela falta de outros tantos (foto).
Havia uma estufa onde não consegui entrar tal era o emaranhado de heras, trepadeiras e outras"velharias" que por ali estavam.
No meu passeio de hoje lembrei-me de olhar para estes lados e a destruição ,como é obvio, não parou, a palavra decadência já não serve para classificar, este estado actual já é uma grande ruína .
Quem é que consegue dar a mão a este património?
Para onde é que está destinada a ir a nossa história?
Porque não sai o euromilhões á camara da Moita?




1 Comments:

  • A história repete-se, se calhar em cada um dos restantes concelhos de todo este Portugal...
    Seriam precisos vários jackpots, rs...e mesmo assim não sei se todo esse dinheiro resolveria o problema...
    É que além da falta de dinheiro há também uma 'falta cultural'(bem, isto digo eu,rs) que menospreza o passado,arrasando-o para se instalar 'á la moderna'...

    By Blogger Crix, at 10/12/06 10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home